Macedo de Cavaleiros

Município de Macedo de Cavaleiros

  • Presidente:
    Manuel Duarte Fernandes Moreno
  • Morada:
    Jardim 1º de Maio
  • Cod. Postal:
    5340-218 Macedo de Cavaleiros
  • Telefone:
    278 420 420
  • Fax:
    278 426 243
  • Email:
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • História

    Sabe onde nasceu o herói que salvou a vida do Mestre de Avis na Batalha de Aljubarrota?

    Embora o concelho de Macedo de Cavaleiros seja administrativamente recente - criado pela reforma de Mouzinho da Silveira em 1853 - a sua história é muito anterior. Mas já lá vamos. Antes, queremos apenas acrescentar que, Macedo de Cavaleiros só se fez vila em 1863, elevando-se à categoria de cidade no final do séc. XX em 1999. Um erro ortografico, ainda no séc. XIX, deixou cair o nome original de "Macedo dos Cavaleiros".

    Além da natural presença Romana, no início da Era, documentos históricos remetem a existência destas terras para altura das Inquirições de D. Afonso III, em 1258. Nozelos, Pinhovelo, Vale de Prados, Chacim e Sesulfe, hoje parte do conceho, foram antes, também elas sede de concelho.

    Várias figuras, com origem no território, sobressairam a nível nacional. Destacamos Nuno Martins de Chacim, aio de D. Dinis I, rei conhecido como "o lavrador", e Martim Gonçalves de Macedo, o bravo combatente, que, em 1385, na Batalha de Aljubarrota, evitou a morte do regente ao trono, o futuro D. João I, já derrubado em combate ante o castelhano Sandoval.

    A história é muito rica, e o território possui um vasto património histórico, arqueológico e artístico em toda a sua extensão.

    A visitar: Museus, Igrejas de Vilarinho de Agrochão, Lamalonga e Podence (Monumentos de Interesse Nacional), de Vinhas, Bornes e outras, Pelourinhos de Chacim, Nozelos, Pinhovelo e Vale de Prados (Monumentos de Interesse Público), aldeias históricas, pontes de Banreses, Cernadela, Paradinha e Vale da Porca, Solares, Santuários, Fontes de Mergulho, Via Romana de Lamalonga

  • Herança Cultural

    A cultura como parte da identidade!
    Muitas são as tradições que se mantêm vivas, não só refletidas na sua dinâmica associativa, como na forma como, ainda hoje, as gentes confecionam algumas das melhores iguarias gastronómicas.
     
    A dinâmica cultural é parte ativa na atração turística do território. Os Caretos de Podence, os Pauliteiros de Salselas e outras associações de igual meritório trabalho, são cartão de visita. Eventos como a Feira da Caça e Turismo (janeiro), o Entrudo Chocalheiro (Carnaval), as Festas e Feira de São Pedro (junho), o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia e o Festival Internacional de Música Tradicional (agosto) e Macedo - Cidade Natal (dezembro), são referências no calendário turístico.

Links úteis

Turismo

Conhecer Macedo

Percursos Pedestres

Percursos Sinalizados

Agenda Cultural

Programação cultural do concelho

Notícias

Noticias do site do município

Recursos Humanos

Procedimentos Concursais